Afinal de contas, o que é exatamente a meditação, de onde ela surgiu e porque ela está tão em voga?
A meditação é uma técnica milenar que nasceu na Índia antiga. Enquanto ela é extremamente comum em culturas orientais, sua prática ficou mais popular no ocidente nas ultimas décadas dado o impacto positivo da meditação.
A técnica da meditação mais ortodoxa consiste simplesmente na concentração sobre um objeto, seja uma imagem ou um som, a fim de evitar qualquer tipo de dispersão.
Sua prática desenvolve um profundo bem-estar mental, desacelerando a mente e reduzindo a ansiedade. A meditação aumenta não só a capacidade de foco e concentração, como também proporciona autoconhecimento através da conexão consigo mesmo.
E porque isso importa?
Passamos o dia todo recebendo estímulos mentais dos mais variados. Desde as muitas informações que precisamos ao longo do dia como horários, endereços, compromissos, afazeres; até os mais aleatórios como os conteúdos que aparecem para nós nas mídias sociais e que absorvemos sem nem sequer termos ido atrás.
Estes estímulos constantes para a nossa mente são o equivalente a um atleta de alta performance que treina o dia todo, assim sendo o cansaço é certo. A mente é um como um músculo que precisa ser treinado, a fim de conseguir lidar melhor com tantos inputs.
Conseguir se afastar desses estímulos com a meditação, pausar todo esse jorro de informações e solicitações, traz uma sensação incrível de leveza, de estar presente e de conexão consigo mesmo. Conseguir isso é equivalente ao atleta de alta performance que mantém seu treino de regeneração em dia. Aquietar a mente é algo que trabalhamos nas técnicas de meditação.
Comece já com este exercício para o seu dia a dia
Durante cinco minutos faça um ritmo respiratório simples: conte o tempo que você leva para inspirar, retenha o ar nos pulmões durante esse mesmo tempo e exale durante a mesma quantidade de segundos. Essa técnica já vai proporcionar uma desaceleração da mente e levar mais vitalidade ao corpo. Logo após a técnica de respiração faça a técnica de meditação.
Sentado de forma confortável, preferencialmente com os olhos fechados, visualize na região do intercílio a imagem de um sol dourado. Faça isso durante cinco minutos e ao perceber que a mente dispersou, simplesmente traga-a de volta à técnica. Assim, com disciplina e constância no treino da meditação, essas dispersões ficarão mais esparsas e terão uma duração menor.
Qual o melhor momento para treinar a meditação?
Muitas pessoas ficam na dúvida de se a prática deve ser feita pela manhã ou à noite, no fim, isso não importa. O melhor horário para garantir a constância é o também o melhor momento para a sua prática da meditação. Se for difícil praticar sozinho, venha fazer aulas conosco. Tente! Você não vai se arrepender.